sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse - 10173 Dias (R.I.P.)


Foi com muita dor que assisti na televisão o anúncio da morte da Amy Winehouse. A artista foi encontrada morta em seu apartamento por uma equipe do serviço de emergência. Quem ligou para o serviço ainda não é conhecido.

Quando ouvi a notícia fiquei muito triste pensando que esse é um triste momento histórico. Um daqueles que quando lemos ficamos perguntando “por que?”. Como a morte repentina do Jeff Buckley no Rio Mississipi, tendo lançado apenas o disco Grace.

No caso da Amy, sempre achei que alguém devia ter feito algo. O pai dela até tentou, mas mesmo durante as férias dela na ilha de Santa Lucia, no Caribe, ela era freqüentemente vista bebendo. Claro que a pessoa precisa querer melhorar e a culpa do que aconteceu é dela (ela já era um adulta), claro que falar é fácil... mas ela deveria ter sido colocada sobre os direitos legais de uma outra pessoa. Mesmo ainda se drogando e bebendo, continuava fazendo shows até um mês atrás. Ela, inclusive saiu de uma clínica de reabilitação para fazer a turnê, onde ela continuaria o tratamento. Tratamento de desintoxicação em uma turnê musical. Idéia genial, não? Por muito menos, o pai do Nasi , do Ira, entrou com um pedido de interdição judicial para se tornar o responsável temporário do cantor.

O terceiro disco da Amy, sucesso do clássico instantâneo Back To Black, já foi quase anunciado e adiado várias vezes. Se lançado, ele mostraria a compositora sincera e confessional com voz apaixonante? Ou uma pessoa muito afetada por substâncias lícitas e ilícitas, perdida em sua arte? Minha opinião não é muito otimista. A mulher do Black to Black é passional, intensa, apaixonada, mas também realista e racional (na sua percepção dos fatos, não nas atitudes). Acho que desde início da fama mundial, ela já não demonstrava isso. Nunca vi uma entrevista onde ela pareça eloquente e fale com fluidez sobre suas músicas. Mas isso poderia ser por timidez ou introspecção.

Se o terceiro disco seria o momento da redenção ou decepção, agora ele será o disco póstumo. O disco que, mesmo finalizado, terá uma aura de inacabado. Quanto do disco já está pronto e de acordo com as vontades da Amy e quanto será feito depois de sua morte? Há quem acredite que o disco está finalizado, mas se esse fosse o caso, por que não há nenhuma informação sobre lançamento?

Amy se juntou ao notório grupo de poderosos artistas que faleceram aos 27 anos. Foi também com essa idade que Janis Joplin e Jimi Hendrix sofreram uma overdose; Kurt Cobain cometeu suicídio; Jim Morrison, vocalista do The Doors, morreu em 3 de Julho de 1971, na banheira; Brian Jones, do Rolling Stones, supostamente se afogou.

Amy Winehouse - Rehab

Segundo o que ela mesma canta em Rehab, ela começou a abusar das drogas porque estava passando pelo fim de um relacionamento (""The man said "why do you think you're here?"/I said "I got no idea/I'm gonna, I'm gonna lose my baby/So I always keep a bottle near"" O homem perguntou "por que você acha que está aqui?", eu disse "eu não tenho idéia, eu vou perder meu amor, então eu sempre mantenho uma garrafa por perto"). Ela pensava que depois da fase difícil, ela facilmente pararia – e o pai dela concordava ("I ain't got the time/And if my daddy thinks I'm fine" Eu não tenho tempo e se meu pai acha que estou bem...). Mas ela estava muito enganada. Ela acertou quando disse que o amor é um jogo de perdas (“Love Is A Losing Game”). No caso dela, foi.

Amy Winehouse - Love Is A Losing Game

Essa noção romântica de amor difícil, sofrido e caótico que nos é passado pela televisão, cinema e literatura, já fez e ainda fará muito estrago na vida de muita gente. Parece que amor maduro não tem graça. Bom é quando as pessoas saem batendo portas, não quando discutem os problemas.

Ela deveria ter ido para a Rehab. Ao contrário do que ela dizia, não é novidade que ela estava em negação nessa fase. Todo vez que eu a via alterada cantando Rehab, me sentia muito triste e me questionava como ela ainda não tinha percebido que o problema dela era muito maior do que o fim de um relacionamento.

O super produtor Mark Ronson, amigo pessoal e produtor do disco Back To Black, declarou “Ela era minha alma gêmea musical e como uma irmã para mim. Este é um dos dias mais tristes da minha vida”.

Mark Ronson, Blake (amor e obsessão de Amy) e Winehouse

Em 2008, o site When Will Amy Winehouse Die? (Quando Amy Winehouse vai morrer?) começou o bolão de aposta sobre a possível data da morte da cantora. Hoje, provavelmente, alguém venceu e ganhará um Ipod Touch. Parabéns! Felicidades pela morte de uma jovem... A foto vista no canto superior direito do site traz Amy em um momento de dor tão brutal, mas ainda assim, vamos fazer piada sobre o assunto!

É impossível não ficar com medo da forma com a mídia trata artistas com problemas. Não digo que Amy, o Charlie Sheen, Michael Jackson e Lindsay Lohan não tenham feito sua parte, mas tudo tem que virar piada? Tudo tem que ser tratado com superficialidade?

Amy Winehouse foi uma artista que brilhou mundialmente por pouco tempo. Com apenas dois disco, Frank (2003) e Back to Black (2006), ela se tornou uma das cantoras mais importantes dos últimos 20 anos. Seu nome ficará para história da música, sem dúvida. Suas composições emocionaram a todos que as ouviram. E continuarão a emocionar. É uma grande perda. Uma perda prematura. Que pelo menos agora, ela possa descansar em paz como merece.

AMY WINEHOUSE

14 de setembro de 1983 - 23 de julho de 2011

RIP (Rest In Peace)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços