domingo, 8 de maio de 2011

Dia da mães - Jane Duboc revisita o repertório do filho Jay Vaquer em Sweet Face of Love


Nesse Dia das mães vou te recomendar ouvir o contrário do esperado. Não o presente de um filho para sua progenitora, mas o que a Jane Duboc ofereceu ao seu rebento, Jay Vaquer. O disco (lançado ano passado) chama-se Sweet Face of Love (Jane Duboc Sings Jay Vaquer). Nele Jane regravou onze músicas do Jay em versões mais minimalistas e próximas dos grandes standarts americanos. Isso foi ainda mais realçado por Jane ter gravado o cancioneiro do filho todo vertido para o inglês (talvez até por saber que um disco assim chamaria mais atenção lá fora do que no Brasil).

Em seus quatro discos (Nem Tão São,de 2000 ; Vendo A Mim Mesmo, de 2004; Você Não Me Conhece, de 2005; Formidável Mundo Cão, de 2007) e no disco ao vivo Alive in Brazil (2009), a obra de Jay Vaquer pode ser divida em canções de amor (como as apaixonantes Tal do Amor, Por um Pouco de Paz e Nera, só para alguns exemplos) e canções críticas (Breve Conto do Velho Babão, Cotidiano de um Casal Feliz). Apenas as primeiras foram incluídas no disco de Jane, o que não é um demérito porque são as canções que mais se aproximam da personalidade da cantora paraense.

O que fica claro ao ouvir o disco, além da belíssima voz e bom gosto de Jane, é o talento do seu filho. Suas melodias são matadoras e suas letras pessoais e de fácil identificação. Jay é mais um dos casos de grande artista contemporâneo não reconhecido. As letras em inglês se baseiam fortemente nas originais em português, então sua qualidade está garantida. Mais lamento ver uma talentosa artista brasileira produzir um grande álbum, mas cantado em inglês. Mais citando o que foi dito pelo Renato Russo no Acústico MTV da Legião Urbana, se vai cantar em inglês, que pelo menos cante assim. O inglês de Jane (casado com um americano) é impecável e sua dicção é tão precisa que mesmo que você não tenha um bom inglês, vai conseguir entender o que ela está cantando.

O disco tem algumas participações. Sweet face of love (O tal do amor) tem a participação de Jay e Toninho Horta. Em Fire an ice (Campo minado), Jane tem a participação de Pedro Mariano. Isabella Taviani aparece em Follow our tomorrow (Noutro caminho). O arrepio provocado por Nera não foi alterada em sua versão em inglês, (Fire) In the city of the heart , e ainda conta com a voz do Jorge Vercilo. E Someone to take your place (Alguém em seu lugar) fecha o disco com luxuosíssima participação do Milton Nascimento.

Jane e Jay

Um disco delicado, melancólico e seguro, Sweet Face of Love é cheio de emoções e sinceridade, e prova que talento pode até não ser genético, mas pode bater a porta de uma mesma família várias vezes (o marido de Jane e pai de Jay Vaquer, Jay Anthony Vaquer, produziu vários discos do Raul Seixas).

O disco pode ser achados na lojas e, obviamente, na internet. Recomendo muito a audição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços