sábado, 21 de maio de 2011

Como Arrasar um Coração (resenha)


Alex (Romain Duris), sua irmã Melanie (Julie Ferrier) e seu cunhado Marc (François Damiens) foram a equipe de uma empresa nada ortodoxa. O serviço que eles provêm é o rompimento de casais. O que há em comum entre os clientes é a insatisfação de alguém ligado a uma mulher (um irmão, amiga, parente) que não percebe que está envolvida em um relacionamento ruim. Não tem nada a ver com traição. Eles só criam uma situação onde Alex faz essa mulher se sentir “apaixonada” por ele e perceber que seu relacionamento não traz mais essa felicidade. Nas palavras não muito educadas de Marc : “a gente abre os olhos delas, não as pernas”.

Sem dinheiro, eles, pela primeira vez, aceitam começar um trabalho sem saber se a mulher em questão é infeliz ou não. Essa mulher é Juliette Van Der Becq (Vanessa Paradis, linda esposa do Johnny Depp que deveria dar um fim no imenso diastema que possui entre seus incisivos centrais superiores) e seu pai não quer que aconteça seu casamento com Jonathan (Andrew Lincoln, de The Walking Dead), marcado para acontecer em dez dias. E para complicar ainda mais, Sophie (Héléna Noguerra), uma velha amiga de Juliette entra na história (como sua boca suja e sexualidade agressiva que resultam em muitas risadas).

Como Arrasar um Coração (L'arnacoeur), dirigido por Pascal Chaumeil, é um daqueles filmes pop, fácil de assistir e cheio de charme. O final é previsível, mas não teria graça se fosse diferente. Todo o elenco está muito entrosado, mas ter o sempre ótimo Romain Duris como protagonista sempre ajuda. Duris tem em sua filmografia belas obras como o Albergue Espanhol (2002), Bonecas Russas (2005), Dans Paris (2006) e Paris (2008).

Versátil, o ator se mostra inspirado tanto em dramas como em comédia. Como Jack Lemmon, ele tem aquela energia de cara normal, mais um na multidão. O que leva a uma empatia instantânea.

A trilha sonora inclui músicas em francês e inglês.

E para nós brasileiros, tem uma cena no início do filme onde Alex recita um poema em português para uma das mulheres. Ela diz que não fala português e ele replica que pelo menos ela já foi para Salvador. Ela fica surpresa e Alex mostra a fitinha do senhor do Bonfim que ela tem. E eu, assistindo o filme em um cinema aqui em Salvador, não consegui evitar um sorriso.

Nota: 8,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços