sábado, 20 de junho de 2009

Caos Sonoro - parte 4 (Mp3's)




Quando se fala de música hoje em dia, o nome responsável pelas maiores mudanças é mp3. Sua fácil manipulação e distribuição (junto com os quase profissionais softwares que também podem ser encontrados na Net - O Garage Band da Apple, por exemplo, é grátis) fez com que qualquer banda possa mostrar seu trabalho sem precisar da ajuda de uma gravadora. A banda pernambucana Mombojó não somente ainda tem seu primeiro disco pra donwload no site da banda (ele foi lançado na revista Outra Coisa), mas também colocou o segundo álbum (lançado pela Trama) porque sabe que as pessoas que compram cd, fazem isso mesmo encontrando-o na internet, e as que não compram pelo menos criarão uma ligação com a banda. As bandas emo NX Zero e Fresno, por exemplo, conseguiram o contrato com a Arsenal/Universal depois de terem se tornado fenômenos na internet. Muitas bandas têm percorrido esse mesmo caminho. As gravadoras ainda são importantes, pois conseguem levar as músicas a muitos lugares e de forma mais fácil, mas a cena independente vem se tornando muito forte e importante. A liberdade da independência tem atraído até grandes nomes que ou preferem não se associar a uma major (Calipso), ou que voltaram a cena independente sem trauma (Pato Fu, Djavan, Luciana Mello).

A Trama criou o Trama Virtual (site onde bandas alternativas podem mostrar seu som de forma gratuita) em 2004 e desde o mês de julho desse ano, as bandas começaram a receber pelas músicas baixadas. Os downloads continuam gratuitos (só é necessário fazer um cadastro), empresas privadas é que cedem uma verba mensal a ser dividida entre todos os downloads realizados durante o período. Iniciativa original e digna de parabenizações.



O grande número de downloads ilegais reflete o grande interesse dessa geração por música. Eles vão procurar na internet o que há de novo, porque isso não chega aos seus ouvidos pelos meios tradicionais (rádio e tv). Veja a lista de indicando ao VMB - o prêmio de música anual da MTV. Se você compara-ló com o dos ultimo 3 anos, vai ver como pouca coisa mudou. Ok, a Pitty é talentosa, mas ela não precisa se apresentar em TODO VMB! A questão é que não há novas Pitty’s pra se apresentar (em relação à popularidade, não a talento). Enquanto o maravilhoso disco homônimo da Céu foi lançado em vários países (como EUA - onde alcançou a 57º colocação na lista Hot 100 da Billboard e o primeiro lugar nas listas "Heatseekers (new artist)" e "World Music”, além de indicações ao Grammy e Grammy Latino - e França, onde o disco foi lançado 1 mês antes do que no Brasil) e já inclusive teve músicas usadas em 2 seriados americanos (Studio 60, nova série do Matthew Perry, o Chandler de Friends;e Californication, no quarto episódio da nova séria do David Duchovny, o eterno agente Mulder de Arquivo X, tocou “Lenda”), o grande publico brasileiro desconhece a talentosa cantora e compositora (indicada no VMB como revelação esse ano, 2007, apesar do disco ter saído de forma independente em 2005 e pela Warner em 2006...). Na Inglaterra as pessoas sabem quem é Amy Winehouse, Corinne Bailey Rae, Klaxons e James Morrison (todos artistas lançados nos últimos 3 anos). Aqui, as pessoas desconhecem a Céu, Roberta Sá, Orquestra Imperial, Rockz, Rebeca Matta e Kátia B, mesmo esses tendo lançados grandes discos nos últimos 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços