quinta-feira, 18 de junho de 2009

Caos Sonoro - parte 2 (A Reação - Musicpac, Cd Zero e mais)




Depois de muitos anos de apatia e passividade, o mercado fonográfico tenta uma reação. A Universal aposta no Musicpac. Nesse formato, os cds vêm em uma embalagem mais barata, de papelão e sem o encarte (que pode ser baixado no site da gravadora). Com isso, os preços dos cds nacionais ficam em R$10,90 e os internacionais R$14,90. O problema do Musicpac é que quando uma pessoa compra um cd, quer mais do que depositar o dinheiro na conta da gravadora (vale lembrar que apenas uma parte minúscula desse dinheiro vai pro artista-que realmente ganha dinheiro com os shows. Os cariocas do Moptop, por exemplo, ganham apenas R$1,00 por cd vendido - o cd deles custa em média R$ 25,00). A atração da compra de um álbum envolve toda uma experiência áudio-visual : ouvir o trabalho, acompanhando as letras,a ficha técnica e as fotos. E eles querem que os consumidores acreditem que a produção do encarte e o capa plástica custem tanto que a sua não produção faz o preço do cd custar metade – ou menos - do que custava?

A Sony/BMG lançou o Cd Zero (o primeiro disco a ser lançado nesse formato foi o “Sim”, da Vanessa da Mata- um dos melhores cd’s ano). O cd zero é um disco com cinco das músicas do trabalho em questão, vendido por R$9,90. Seria muito mais interessante voltar a lançar singles (cds com 3 músicas) por R$5,00 reais. Os singles geralmente vem com a música de trabalho mais 2 músicas do cd que podem vir em versões acústicas ou ao vivo, ou ate músicas que não entraram no cd. Além de ser uma ótima forma de entrar em contato com o que você não conhece, os singles trazem outro ponto interessante para as gravadoras: os fãs geralmente compram todos os singles dos artistas que gostam (Imagine quanto dinheiro uma música-chiclete com Festa na Apê , do Latino faria...). O problema do Cd Zero é que você pega R$ 10 reais por 5 músicas e se gostar vai ter que pagar mais R$ 30 pelo cd inteiro (para ter muitas músicas que você já tem - num cd de 12 faixas, 5 corresponde a 40% do total).

Melhor tem feito a Deck ao investir em opções mais interessantes. O Dual Disc (cd dupla face, onde uma é um cd e a outra é um dvd) é uma delas (importante deixar claro que não somente a Deck tem lançado nesse formato). Sabendo que muitas pessoas compram os 2 produtos, oferecê-los juntos, e por isso com o preço menor, é uma ótima idéia. Outra boa opção é lançar os discos em pen drives. Lá fora o “Icky Thump” do White Stripes e o relançamento do “Exodus” do Bob Marley and The Wailers foram lançados também nesse formato. Além de serem úteis para outras funções,o fato de serem personalizados chama a atenção dos fãs. O disco ao vivo da Pitty, (Des)Concerto Ao Vivo, vai ser lançado nesse formato em breve pela Deck.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços