domingo, 26 de julho de 2009

A voz, o violão, a poesia e emoção de José González



Depois de falar um pouco de uma das minhas cantoras preferidas, vou falar de um dos meus cantores favoritos.

A primeira vez que ouvir falar do José González (um dos meus artistas favoritos) foi na MTV. Na época o Leo Madeira (que atualmente apresenta o Acesso MTV) era apresentador do Jornal da MTV. Um dia eu o estava assistindo, e no momento de apresentar e recomendar um novo artista, ele escolheu esse grande músico sueco. Sim, o José González é sueco, não latino. Seu pai (ou pai e a mãe - existem essas duas informações na internet) é argentino e ele inclusive fala espanhol. Mas canta em inglês porque disse que não acha que o sueco não é tão melódico e não escreve em espanhol porque acha que ainda não tem vocabulário suficiente.

José é um violonista extraordinário. Numa resenha de um dos shows que ele fez no Brasil (ele já veio duas vezes), o jornalista Lúcio Ribeiro escreveu no seu blog (conhece? Conheça: http://colunistas.ig.com.br/lucioribeiro/) que era inacreditável que todos aqueles sons saíssem apenas de um violão, que em certos momentos parecia que havia duas ou três pessoas tocando ao mesmo tempo.

“Tinha horas que eu ficava olhando os dedos deles para saber se o som ouvido era só daquele violão segurado pelo sueco ou se tinha umas três pessoas tocando em algum lugar no palco onde não dava para ver. Cheguei até a procurar um player, um sampler, uma base qualquer que estivesse dando o backup sonoro ao desempenho de González, mas não achei. Nem estou falando da voz maravilhosa dele, repare. Nem de suas canções folk pop brit-escandinava lindonas." (Lúcio Ribeiro)

É isso é verdade. Além de uma técnica impecável, ele possui uma grande sensibilidade. Um exemplo? Compare a versão original de Hand In Your Hand cantada pela Kylie Minogue no início de sua carreira e o cover que o José gravou e está no Venner, seu disco de estréia.

Kylie Minogue - Hand On Your Heart

Jose Gonzalez - Hand On Your Heart

José González- Hand In Your Hand (live in Later... with Jools Holland,2006)




Impressionante, né? De uma música boba com uma letra óbvia, ela virou uma linda canção pop de amor. Não bastante toda 'nova' melodia, até a letra parece ter sido modificada. Quando a Kylie canta “Put your hand on your heart and tell me it's all over”, passa a impressão que ela realmente quer que ele coloque a mão no coração e diga que o relacionamento acabou. A letra é tão direta que fica difícil entender isso como uma metáfora. Na versão do Gonzalez, as metáforas surgem como extensão da envolvente melodia.

As letras são outro ponto alto sobre o José. Diferente de muitos artistas que buscam letras extensas, ele busca a essência. A impressão é que cada palavra que não era estritamente necessária é retirada. Isso resulta em canções muito fortes e emocionais, sem ter que ser canções sobre assuntos e sentimentos intensos o tempo todo. José canta detalhes da alma. E não escreve muito sobre amor romântico - o que é um alívio, já que esse é quase sempre o temas das músicas que ouvimos, não é verdade? As canções de amor, geralmente, são os covers. Ou no caso dele, as recriações.

Eu sou completamente viciado nas músicas do José e espero que vocês também gostem.

José González canta Down The Line (primeiro single do Segundo disco, In Our Nature) ao vivo

Jose Gonzalez-Heartbeats(música com letra) O original é do grupo The Knife

Heartbeats foi usada em um lindo comercial da Sony Bravia TV (ASSITA!)

Uma das minha preferidas: Hints

Jose Gonzalez – Crosses

José González - Cycling Trivialities (live)

José Gonzaléz - Fold

Além de ter lançado dois discos (Veneer, em 2003, e In Our Nature, em 2007), ele lançou três EP’s(Remain EP,Stay in the Shade EP,Crosses),um EP com dois amigos sobre o nome Junip e participou de quatro músicas do cd The Garden do grupo Zero 7.

Zero 7 (feat. José González) - Left Behind


Zero 7 - Futures (feat Jose Gonzalez)


Participação dele no projeto Música De Bolso


Música de Bolso-José González-Time To Send Someone Away

Música de Bolso-José González-The Nest

Um comentário:

  1. Também sou um fã incondicional de José Gonzalez, mas não o vejo assim como um violonista excelente. Suas composições são ótimas, mas, tecnicamente, ele, não só se equipara, como deixa a desejar perante muitos violonistas.
    Sou talvez um dos que se encontra no top five de fãs de José, mas é preciso ser imparcial na hora de avaliá-lo tecnicamente.
    Recomendo um violonista, não sei se você conhece.
    Chama-se Andy McKee. No youtube tem muitos vídeos dele. Recomendo que você veja primeiro a música Drifting. Ele, ali, mostra o que é ter, no violão, uma técnica apuradíssima.
    Parabéns pelo gosto musical, José é ótimo.

    ResponderExcluir

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços