sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fiona Apple - A verdadeira Big Apple



Fiona Apple é pianista, compositora e cantora. E genial. Uma das melhores artistas que surgiu nas duas ultimas décadas. Apesar de apenas ter lançado três discos (Tidal, em 1996; When The Pawn, em 1999; Extraordinary Machine, em 2005) e 14 singles (13 saídos dos cds e 1 da trilha do filme A Vida Em Branco e Preto - Pleasantville,no original),não existe dúvida da grandeza e singularidade do seu talento.Quando lançados,seus discos sempre estão nas listas mais importantes de “melhores do ano”.Sua voz firme,acompanha os acordes do piano enquanto canta poesias de imensa beleza.

Conheci Fiona através do Paul Thomas Anderson. Ele é o diretor de Magnólia, Boogie Nights e Sangue Negro, e por vários anos (acho que seis ou sete) eles namoraram. Não sabia nada dela, mas se alguém tão talentoso quanto ele (em minha opinião, um dos melhores cineastas em atividade) gostava dela, parecia um bom sinal. E Foi. Desde o primeiro momento me apaixonei pelo trabalho dela e até hoje ela permanece como uma das minhas cantoras favoritas.

O Reginaldo Lincoln e Douglas Godoy do grupo Cuiabano Vanguart são muito fãs dela, e se uniram escritora Clarah Averbuck no projeto Sunny Side Down, pelo fato dos três terem essa admiração em comum. O Kanye West já declarou que seu disco Late Registration (produzido pelo Jon Brion - que também produziu o When The Pawn e a versão não lançada do Extraordinary Machine, e é um dos melhores amigos da Fiona) foi inspirado pelo Tidal, da Fiona, e o Dummy, do Portishead. A Fiona foi convidada para entrevistar o Kanye e nessa entrevista, além de ratificar a importância do Tidal na feitura do seu disco, ele se diz impressionado pelo vocabulário dela. Falando nisso, essa é uma das características mais marcantes da Fiona: ela é uma letrista BRILHANTE.

Ela teve uma vida difícil. Aos 12 anos ela foi estuprada e isso, obviamente, teve um efeito devastador sobre ela. Sullen Girl, do primeiro disco (lançado quando ela tinha 19 anos),fala sobre isso.Depois disso, ela desenvolveu transtornos obsessivos compulsivos e transtornos alimentares, gerou uma anorexia nervosa. Foi no relacionamento com o Paul Anderson que ela encontrou paz e por isso ficou seis anos sem gravar nada. Como ela bem explicou no talk show do Craig Ferguson, quando você está se divertindo, não sente vontade de parar e escrever sobre isso, mas quando está sofrendo isso se torna uma necessidade. O lançamento do Extraordinary Machine foi lançado depois do rompimento deles e várias canções falam desse fim (Window e Get Him Back, por exemplo).

A última novidade é a participação dela cantando “Why Try To Change Me Now”, do Cy Coleman, numa coletânea em homenagem a ele. Um vídeo dela cantando essa música ao vivo foi postado no you tube no fim do junho.


Nada melhor do que ouvir Fiona Apple acompanhando as letras. Então, aqui estão alguns vídeos com legendas em português de músicas dos três cds dela.

Clipe de “Never Is A Promise” com legendas em português



Clipe de “Paper Bag” (dirigido pelo Paul Thomas Anderson) com legendas em português



Clipe de "Limp" (dirigido pelo Paul Thomas Anderson) com legendas em português



Clipe de "O’ Sailor" com legendas em português


"On The Bound"(ao vivo) com legendas em português



Música "I Know" com legendas em português



Música "Sullen Girl" com legendas em português



ps: Apesar de ser conhecido com When The Pawn, o título completo do cd é : "When The Pawn Hits The Conflicts He Thinks Like A King What He Knows Throws The Blows When He Goes To The Fight And He'll Win The Whole Thing Fore He Enters The Ring There's No Body To Batter When Your Mind is Your Might So When You Go Solo. You Hold Your Own Hand And Remember That Depth Is The Greatest Of Heights And If You Know Where You Stand. Then You'll Know Where To Land And If You Fall It Won't Matter, Cuz You Know That You're Right". É até hoje o maior nome de um disco. Ele é um poema que ela costumava recitar nos shows da primeira turnê.

Um comentário:

  1. Como sempre, publicando ótimos textos. Gostei de ouvir falar de Fiona Apple, muitos não a conhecem, mas deveriam.

    ResponderExcluir

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços