sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Pele Que Habito, o retorno da parceria de Almodóvar com Bandeiras

A parceria de Pedro Almodóvar e Antônio Banderas rendeu clássicos como Ata-me (1990) e Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos (1988). Depois de 22 anos, eles estão juntos novamente em A Pele Que Habito.

O médico Robert Ledgard (Bandeiras) mantem uma mulher presa em um quarto de sua mansão. Ele realiza pesquisas para criar uma pele artificial para ser usada nela. A relação entre eles é misteriosa. Marisa Paredes interpreta a governanda da casa e também guarda seus segredos. Revelar mais seria te privar das muitas surpresas e reviravoltas da trama.

O que posso adiantar é que esse é um Almodóvar diferente. A marca do genial diretor espanhol é clara, mas seu cinema está em transformação. O clima é tenso, mas há leveza. A história é inverossímel (em um filme do Pedro isso não é uma crítica), mas perto de outros trabalhos, é quase crível, simples e direta.

Marisa Paredes e Roberto Álamo falando português é sofrível, mas a garota Ana Mena cantando em um português quase perfeito ameniza isso. O que fica é a homenagem e carinho do cineasta para o Brasil. Outro destaque da trilha sonora é a versão do Chris Garneau para Between the Bars, música do Elliott Smith regravada por Garneau no seu disco de estréia, Music for Tourists (2006).

Se afastando do peso esmagador de fimes como Tudo Sobre Minha Mãe e Má Educação, o Almodóvar desse filme está mais próximo do visto em Abraços Partidos, mas com uma abordagem nova. Ele está renovado e inspiradissímo. E como em Ata-Me, muito sexy.

Nota: 9,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços