sábado, 12 de novembro de 2011

Dica de cinema: Jardim De Folhas Sagradas


Após vários filmes sobre espiritismo (Chico Xavier, As Mães de Chico Xavier, Nosso Lar), o cinema nacional aborda a temática do candomblé em Jardim das Folhas Sagradas.

Bonfim (Antônio Godi) é bancário, casado e leva uma vida tranqüila. Sua mãe foi uma importante mãe de santo e caberia a Bonfim tomar seu lugar depois da morte dela. Ele não o fez, muito por discordar de algumas coisas do cerimonial religioso do candomblé, como o sacrifício de animais. Ele acredita no poder das folhas, que podem ser usadas sem levar a morte sua fonte progenitora.



Ele mantém um relacionamento secreto com Castro (João Miguel), companheiro de trabalho no banco. Depois de um trágico acidente, Bonfim decide mudar o rumo de sua vida. Separa-se da esposa evangélica e resolve assumir sua missão religiosa em um terreiro com uma visão diferente de trabalho.


O filme do diretor Pola Ribeiro agrada ao se mostrar corajoso ao abordar temas espinhosos sem levantar bandeira, mas não se priva de expor uma opinião. Fala sobre uso de maconha, a bissexualidade de Bonfim (que começa o filme casado com uma mulher e tendo um caso com um homem e depois inicia um romance com outra mulher) é exposta sem alarde, sem ser o que defini o personagem. Elas coisas trazem mais peso ao desenvolvimento dos personagens que não se limitam aos estereótipos.


O filme discute a intolerância religiosa, preconceito racial e religiosa, a perseguição que a religião sofre dos evangélicos e o confronto entre a mudança e o que já está estabelecido nas religiões. As cenas nas quais os orixás são vistos são tão impactantes (e assustadoras) que deveriam ter sido mais exploradas. Quem sabe um próximo filme não faça isso (fica a dica diretores baianos!).


Com uma temática tão singular e brasileira, o filme brilha ao tratar de temas poucos explorados na cena áudio-visual brasileira. As filmagens aconteceram aqui em Salvador e com elenco (essencialmente) baiano. A resposta do público da sessão que vi foi muito boa. O filme ganhou até aplausos. E verdade seja dita, ele merece.

Nota: 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços