domingo, 17 de abril de 2011

Lady Gaga cria polêmica em seu novo single, Judas


Judas, novo single de Lady Gaga, caiu na internet e teve seu lançamento antecipado. Com esse nome, já era esperado muita polêmica em relação a música. Se cristãos já faziam protestos nos shows da cantora, imagine agora com ela comparando seu ex-namorado com Judas!

A letra é bobinha. Gaga declarou para a MTV americana que Judas é sobre se apaixonar pelo homem errado várias vezes. Mas estabelecer uma conexão entre um ex e uma figura que sintetiza a idéia de um grande traidor e responsável pela morte do filho de Deus soa no mínimo exagerada e descabida. Mais parece uma tentativa em causar polêmica, do que uma canção pessoa e sincera.

Judas soa mais agressiva e pesada do que qualquer outra canção lançada por Lady Gaga, mas sem deixar de ser intencionalmente dançante. No início da canção, ela canta “Oh oh oh oh/Judas! Judaas Judas! GAGA”, não muito diferente do “Oh-oh-oh-oh-oooh-oh-oh-oh-oooh-oh-oh-oh!/Caught in a bad romance/Rah-rah-ah-ah-ah-ah!/Rama-ramama-ah/GaGa-ooh-la-la!/Want your bad romance”, de Bad Romance. E para continuar a repetição, além da autoreferencia (ela precisa sempre falar “Gaga” na música para sabermos que é uma música dela?), tem uma parte falada depois do segundo refrão, assim como em Alejandro e Born This Way.

Tori Amos já tocou em assuntos religiosos polêmicos, mas com conteúdo e um resultado muito superior. Entre vários exemplos, posso citar Father Lucifer (“Pai Lucifer, você nunca pareceu tão são/Você sempre preferiu garoa à chuva”), a relação de amor entre Jesus e Maria Madalena em Past The Mission (“Ela disse que todos achavam que conheciam ele/ Bem, ela o conhecia melhor/.../Algumas coisas, só ela sabia”) e Crucify (“Tenho procurado por um salvador nessas ruas sujas/Procurando por um salvador embaixo desses lençois sujos/Tenho levantado minhas mãos, coloque mais um prego/Tenho culpa suficiente pra criar minha própria religião). Filha de um pastor, religião sempre foi algo muito importante na vida da genial compositora-cantora-pianista, e mesmo questionando-a, ela sempre falou coisas que acreditava e achava importante serem ditas.

Gaga também afirmou à MTV que as pessoas ficarão chocadas ao descobrir o quão poderosa e realmente impactante a mensagem do clipe será, e que isso chocará o mundo(o clipe não tem data de lançamento,o disco sairá dia 23 de maio). Se isso for verdade, me deixará surpreso por (finalmente) cumprir as expectativas que ela mesma criou. Já se sabe que ela interpretará uma nova versão de Madalena e existirão muitas referências religiosas.

Enquanto isso, assita o tocante clipe de Past The Mission da Tori Amos (canção que fala da sexualidade feminina ter sido sufocada pela religião cristã desde o relacionamento especial de Jesus e Madalena até os dias de hoje). A parte final do clipe é de arrepiar. Uma imagem fala mais do que mil palavras. E o garotinho se juntando as mulheres no final, mostra a esperança na nova geração de homens. Essa música está no Under The Pink (1994), segundo disco da Tori.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços