sábado, 12 de dezembro de 2009

Tenori-on e Little Boots - Vício aos ouvidos ( e aos olhos também)

A primeira vez que vi alguém usando esse instrumento foi em um vídeo de um show da Bjork. Esse tocado pela Little Boots (nome real: Victoria Christina Hesketh) é uma versão diferente. Menor e mais simples (o da Bjork era como uma mesa aonde ia se colocando vários objetos), o tenori-on funciona assim: ele tem uma tela sensível a toque toda dividida em pequenos quadrados e ao lado ficam os botões para mudar o instrumento que você ira tocar. É só escolher o instrumento e tocar em pontos na tela, daí surge o som.


Incrível,né? E vicia! Existe uma versão eletrônica dele na internet. Experimente.


A Little Boots, nova sensação da música pop, foi uma das escolhas da MTV para o projeto PUSH, onde todas as MTV do mundo ficam encarregadas de apresentar esses artistas aos seus países. Além dela, já participaram desse projeto a Pixie Lott, La Roux, Hockey e a Kesha. O som da Victoria é bem dançante. No canal oficial dela no You Tube(http://www.youtube.com/user/littlebootsvideos) você pode assistir aos clipes oficiais e vários vídeos que ela posta. Tem ela tocando Time After Time da Cindy Lauper num tecladinho e uma versão de Running Up That Hill da Kate Bush, por exemplo. Esse último você pode assistir aqui em baixo.



Aqui ela está no clássico programa Later With... Jools Holland tocando Meddle (que eu adoro) usando o Tenori, piano e algo que não sei o que é :p




UPDATE: O nome do instrumento eletrônico sensível ao toque que a Bjork usa é Reac Table. "O sintetizador consiste em mover diversos objetos (cada objeto tem uma função sonora), numa superfície luminosa, translúcida e multi-táctil. Através do movimento e do relacionando desses objetos entre si sobre a superfície, é possível criar sons, ritmos, loops, bases e arranjos musicais dinâmicos como se estivesse utilizando um sintetizador modular mesmo. Uma câmara de vídeo colocada por baixo da mesa analisa e segue os movimentos dos objetos (posição e orientação) que o transmite a um software. Um projetor reproduz as animações na mesma superfície, mostrando os sons produzidos pelo sintetizador". (http://www.submusica.com/bjork-usa-reactable-em-turne/).

É possível ver ele sendo usados em alguns vídeos do Voltatic que estão no You Tube. Voltatic é o nome do disco ao vivo lançado pela Bjork mostrando 2 shows da turnê do disco Volta, o sexto disco solo de sua carreira - não contando as duas trilhas sonoras que ela fez.

Aqui você pode ver o Reac Table em ação apartir do momento 0:23 segundos. A música é Desired Constellation, uma das minhas preferidas do disco Medulla. A harmonia (e produção )dessa música é de outro mundo.



E em Triumph of a Heart, observe o início e o momento apartir de 3:35 sgundos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços