sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ana Cañas - Esconderijo (clipe)



O clipe de Esconderijo foi dirigido pelo Selton Mello depois de um convite feito (e aceito) ao vivo no programa Altas Horas. O clipe foi feito sem roteiro, ele tinha apenas a idéia. Nele se vê uma personagem andando por uma casa abandonada e “vazia” e as representações visuais das sensações e lembranças despertadas. O impecável trabalho de pós-produção que adicionou efeitos de luz, texturas e objetos deixou o visual do clipe ainda mais aconchegante, arrebatador. A direção de fotografia ficou por conta do Lula Carvalho (Tropa de Elite, Cidade de Deus, Olga, Fabricando Tom Zé).


Esconderijo é uma das melhores faixas do Hein?, segundo disco da Ana. Amor e Caos, seu cd de estréia, não fez jus a seu talento e doce voz. A produção apresentava várias falhas e o repertório autoral não era muito bom. Para a produção desse novo disco foi chamado o Liminha – o que realmente foi a escolha correta (e óbvia) já que o álbum foi inspirado pelo mergulho que a Ana fez no universo dos Mutantes depois de ter convidado o Sérgio Dias para participar de um show dela (Os Mutantes inicialmente eram um trio: Rita Lee, Arnaldo Dias e Sérgio Dias; mas depois virou um quinteto com a entrada da Liminha e do Dinho). Foi isso que trouxe uma pegada mais rock and roll para as novas músicas e resultou em um bom disco pop – como pop, entenda algo como o que a Vanessa da Mata também faz. Cinco músicas do cd foram escritas pela Ana em parceria com o Arnaldo Antunes.


O disco apresenta falhas, mas é uma grande evolução em comparação ao anterior e deixa a impressão que ela veio para ficar.

Obs: é muito prazeroso ver os artistas brasileiros descobrindo (mesmo que tardiamente) os Mutantes. Além da Ana, a influência é clara e declarada pelo Cérebro Eletrônico. Lá fora, o Alex Kapranos (Franz Ferdinand) já disse que é fã de Mutantes, O Kurt Cobain chegou até a escrever uma carta para o Arnaldo Dias (!) e o Sean Lennon disse que para ele os Mutantes são maiores que os Beatles! E olha que o cara é filho do John Lennon. E nem é preciso lembrar toda adoração do Devendra Banhart, não é? Já estava na hora de perceberam que muita coisa boa foi feita por aqui. Enquanto muitas pessoas do mundo mantem os olhos no Brasil, os brasileiro só querem olhar para fora (veja todas essas boas bandas que cantam em inglês... Holger, Comma, Copacabana Club...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços