sábado, 7 de abril de 2012

Huaska faz orgânica fusão de rock com música brasileira


Após a tranquilidade de Cícero, Ivo Mozart e de Paula Hering e Rafael Arcaro, que tal um rock? Não qualquer rock. Heavy Metal. Não qualquer heavy metal básico. Huaska.

A proposta da banda é misturar rock com música brasileira (mpb, samba e bossa nova). Não tema. Claro que esse tipo de coisa assusta porque só tem dois possíveis resultados: funciona ou não funciona MESMO. Com eles, funciona. Veja Ainda Não Acabou, faixa do recentemente lançado Samba de Preto.



Além da luxuosa participação do mestre Eumir Deodato (Tom Jobim, Björk), a faixa é um exemplo da mistura sonora do Huaska. O início da harmonia é um exemplo perfeito de música brasileira, depois entra a guitarra com distorção, a letra começa e os dois mundos se unem de forma deliciosamente harmoniosa. Usando melodias de samba/bossa nova e rock, a faixa tem várias mudanças.


Um dos grandes prazeres de ouvir Huaska é perceber como música é só música, sem limitações de gênero. A mesma faixa que soava um exemplo clássico do que é samba se torna um exemplo clássico de heavy metal só com a mudança dos instrumentos usados. E essa versatilidade também é encontrada no apurado canto de Rafael Moromizato.



Se você acha que o nome do cd e canção homônima, Samba de Preto, é uma alegoria às raízes afrodescendentes, se enganou. Na verdade se refere as vestimentas enegrecidas dos roqueiros e ao luto pelo amor perdido da personagem da canção("A gora é de preto que ela vai sambar / Sozinha a noite inteira no mesmo lugar/ E ao fechar os olhos ele está ali /  Assim como esteve antes de partir"). A faixa tem a luxuosa participação da Elza Soares.



Assista Eumir, Elza e a banda falando sobre o disco.



Samba de Preto (2012) é o terceiro lançamento da banda paulista. Eles lançaram Bossa Nenhuma (2009) e Chá de Erva Doce (2006). A mistura é interessante desde o início, mas ficou azeitda mesmo nesse último projeto.


Você pode baixar as músicas de forma legal no site Trama Virtual. No sistema de download remunerado, você baixa de graça e empresas patricinadoras pagam por cada faixa baixada. Três das dez faixas de Samba de Preto podem ser baixadas no Trama Virtual.

Para sambar e bater cabeça ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços