

Programas com Ídolos, Astros e Fama geralmente não lançam pessoas ao sucesso. Entre os vários problemas (como o nível dos participantes, a vontade de ser popular e a falta de qualquer maior pretensão), o maior é o mais óbvio possível: excluindo exceções como a Susan Boyle, ninguém fica famoso porque canta bem, mas sim, porque canta bem boas músicas. Os participantes bem sucedidos desse tipo de programa (aqui, Roberta Sá; lá fora, Kelly Clarkson) não foram os vencedores, e sim os que lançaram discos que caíram no gosto popular – ou no caso da Roberta Sá, no gosto dos críticos de música (e ela não era mais lembrada como ex-Fama. Ela é um caso de talento genuíno e raro).
O 2ois apareceu no Astros e logo chamou minha atenção. Com repertório autoral e boa identidade visual, eles mostram a necessária pretensão de fazer algo singular. Mas ainda assim, pop e de imediata empatia. O Ep deles – mais duas faixas ao vivo- está disponível no site Trama Virtual para download gratuito e legal, ou seja, sem culpa.Estou viciado no Ep. O som é minimalista e tem produção certeira. As letras lembram Pato Fu, Graforréia Xilarmônica e Ludov. Como as referências (que eu citei) deixam implícito, o conteúdo das letras fala da lúdica vida cotidiana com esperteza, bom humor e criatividade. Além de uma boa dose de inventividade.
Ciúmes do Tamanho do Planeta Terra (Na época onde eles ainda se chamavam Painel de Controle) – Programa Astros (Voz e violão)
